OBJETIVO:
Inserir a tecnologia na sala de aula,
utilizando o Blog como ferramenta tecnológica para pesquisa, análise,
interpretação, reflexão, compartilhando conhecimentos e aprendizagem, através
de diversos temas que fazem parte do cotidiano de nossos alunos.
JUSTIFICATIVA:
Sendo a música uma das formas de
comunicação entre os jovens, procuramos elementos nas letras que podem retratar
a sociedade de sua época e fazer um comparativo dos jovens de diferentes
regiões, cidades ou países
PERGUNTAS CENTRAIS:
- Que tipo música, letra, autor você escolheu?
- Quando foi escrita esta letra?
- Quais trechos e contribuição desta música podem trazer relações diretas com a vivência da sociedade atual, em sua cidade, estado, ou país? Justifique.
- Você consegue encontrar relações entre o comportamento e vida das sociedades descritas nas letras das músicas de seus parceiros e nas de seu país?
- Quais relações? Há aspectos particulares de cada país?
ESTRUTURA DAS ATIVIDADES:
Trocas Interpessoais através de Blog e
email.
PÚBLICO-ALVO:
Séries:
NÚMERO ESTIMADO DE ALUNOS ENVOLVIDOS:
Aproximadamente, ......... Alunos por sala de aula.
IDIOMA:
Português / Inglês /
REQUISITOS TÉCNICOS BÁSICOS:
Conhecimento quanto ao manuseio de micro computadores, emails, pesquisa
em sites, Internet e estrutura para criação do blog e as ferramentas
disponíveis na internet.
RELEVÂNCIA CURRICULAR:
Língua Portuguesa, Língua Inglesa.
CONTEÚDO:
Análise e Produção de textos voltados para argumentação.
Estudo do comportamento social dentro de um contexto histórico através
da música.
MEIO DE COMUNICAÇÕES:
Blogs e emails.
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES:
Início do projeto:
Final do projeto: ....................
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:
O desenvolvimento das atividades será feito da seguinte forma:
Passos:
(1º) Dividir a sala em 04 (quatro) grupos e criar um e-mail para cada
grupo, para facilitar a comunicação.
(2º) Cada grupo deverá criar um blog como ferramenta do projeto.
(3º) Pesquisar músicas/letras de sua preferência, de acordo com a
escolha do grupo, via Internet.
(4º) Alimentar o blog com os assuntos pertinentes ao projeto e demais
itens para debater e compartilhar informações.
(5º) Análise em grupo da letra da música, de acordo com as perguntas e
questionamentos:
Que tipo música, letra, autor você escolheu? Quando foi escrita esta
letra?
Quais trechos e contribuição desta música podem trazer relações diretas
com a vivência da sociedade atual, em sua comunidade, cidade, estado, ou país?
Justifique.
Você consegue encontrar relações entre o comportamento e vida das
sociedades descritas nas letras das músicas de seus parceiros? Quais relações?
Há aspectos particulares de cada nessas letras?
(5º) Utilizando o blog para os debates e respostas dos questionamentos,
cada grupo deverá apresentar em sala de aula, o parecer e finalização do
projeto.
AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados de acordo com as pesquisas, análises, troca de
e-mails, apresentação do blog e seu conteúdo, pelo professor responsável.
O professor envolvido
no projeto no projeto fará um relatório final.
RECURSOS:
Motores de busca:
Sites para pesquisas:
- Confecção do Blog
http://www.blogger.com
http://www.blogger.com
- Som Brasil
Site com programas de músicas para computador, letras, MID, karaokê,
etc...
- Lyrics
site contendo letras de musicas nacionais e internacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário